PROGRAMAÇÃO (DE 5 A 8 DE JUNHO DE 2018)

Conheça o cardápio de palestras e apresentações de trabalhos aprovados.

DIA 05 DE JUNHO DE 2018 / ABERTURA, COQUETEL E COLETIVA DE IMPRENSA

---

13:00 – 15:00 / Credenciamento e inscrições;

15:00 – 16:00 / Solenidade de abertura do evento / mesa de autoridades e personalidades;

16:00 – 17:00 / Coletiva de imprensa e coquetel de abertura;

** Os temas e horários das palestras poderão sofrer alterações.

DIA 06 DE JUNHO DE 2018 / TEMAS VOLTADOS PARA A PREVENÇÃO E PREPARAÇÃO.

---

08:15 – 09:15 / Mostra tecnológica: (ocorrerá no estacionamento do LNCC) Apresentação de equipamentos diversos e inovações tecnológicas pela empresa RESGATÉCNICA - Equipamentos para resgate e salvamento.
Apresentador: Sr. Gabriel Algusto Duarte de Almeida, International Business da empresa RESGATÉCNICA.

09:15 – 09:30 / Intervalo e apresentação de pôsteres (no hall do local do evento) - título do trabalho: Impacto pós-fogo de emissões de gases de efeito estufa em áreas de mata atlântica.
Autores: Fausto Machado Silva, Roberta Bittencout Peixoto e Thaís Morais Ruffo.

09:30 – 10:30 / Título da palestra: O que é incêndio florestal, fatores de risco, área florestal do Estado do Rio de Janeiro mais atendida pelo grupamento especializado, estatísticas de dias trabalhados por especialistas.
Palestrante: Tenente-Coronel bombeiro-militar Feliciano Francisco Suassuna, Comandante do 2º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente - 2º GSFMA do CBMERJ.

10:30 – 11:30 / Título da palestra: O manejo Integrado do Fogo no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio.
Palestrante: Dr. Henrique Leão Teixeira Zaluar, Analista Ambiental do ICMBio, Setor de Proteção/CR8.

11:30 – 11:45 / Intervalo e apresentação de pôsteres (no hall do local do evento) - título do trabalho: Geotecnologias para monitoramento de incêndios florestais: o registro de ocorrências no parque nacional da tijuca.
Autores: Thais Ferreira Xavier, Leonard Schumm e Rodrigo Arsolino Pereira.

11:45 – 12:45 / Título da palestra: Contingências ambientais em unidade de conservação e fatores de vulnerabilidade a incêndios florestais.
Palestrante: Dr. Ricardo Ganem Leal, membro da Comissão de Meio Ambiente e Defesa Animal - CDMA da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro - ALERJ.

12:45 – 13:45 / (1 hora) Almoço;

13:45 – 14:45 / Título da palestra: A utilização de câmeras e outras tecnologias existentes para a detecção e monitoramento de incêndios florestais.
Palestrante: Eng. Peter Morris, Diretor Comercial da empresa Fibra Engenharia.

14:45 – 15:45 / Título da palestra: O papel da meteorologia e do sensoriamento remoto no monitoramento de queimadas.
Palestrante: Dr. Fausto Machado da Silva, Instituto de Geociências (IGeo) e MSc. Filippe Lemos Maia Santos, Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA), ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

15:45 – 16:00 / Intervalo e apresentação de pôsteres (no hall do local do evento) - título do trabalho: Importância das ações da brigada de combate a incêndios florestais do parque nacional da tijuca.
Autores: Leonard Schumm, Carlos Alberto Pereira e Bruce Alan Martins de Moraes.

16:00 – 17:00 / Título da palestra: O mapeamento da susceptibilidade e a plataforma Alerta Risco aplicados aos incêndios florestais no município de Petrópolis.
Palestrantes: Tenente-Coronel bombeiro-militar Rodrigo Werner da Silva, Diretor do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais - CEMADEN/RJ; Cabo bombeiro-militar Leandro de Souza Camargo, Engenheiro Cartógrafo do CEMADEN/RJ e MSc. Victor Hugo Meirelles de Azevedo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ.

** Os temas e horários das palestras poderão sofrer alterações.

DIA 07 DE JUNHO DE 2018 / TEMAS VOLTADOS PARA OS ASPECTOS LEGAIS E INSTITUCIONAIS

---

08:15 – 09:15 / Mostra tecnológica: (ocorrerá no estacionamento do LNCC) Apresentação de viatura 4 X 4, com sistema duplo de combate a incêndios.
Apresentador: Dr. Alberto Jorge Laranjeiro, Diretor da Equilíbrio Proteção Florestal e da Equilíbrio Equipamentos de Proteção Ambiental.

09:15 – 09:30 / Intervalo e apresentação de pôsteres (no hall do local do evento) / título do trabalho: Resposta aos incêndios florestais: uma visão holística da gestão do incidente por parte do CBMERJ.
Autores: Alexandre da Silva Neves, Alexandre José Ferreira de Sousa e Renê Brito da Silva.

09:30 – 10:30 / Título da palestra: A atuação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro - PMERJ e do cidadão diante do flagrante delito nos crimes contra a flora. Palestrante: Capitão policial-militar Rui de farias Souto, Comandante da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) de Nova Friburgo.

10:30 – 11:30 / Título da palestra: A Lei de crimes ambientais com foco no Simpósio - atribuições dos órgãos correlatos: Ministério Público Estadual, Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro;
Palestrante: Dra. Zilda Januzzi Veloso Beck, Promotora de Justiça Titular da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Petrópolis, do Ministério Público Estadual.

11:30 – 11:45 / Intervalo e apresentação de pôsteres (no hall do local do evento) / título do trabalho: Caracterização do fogo controlado em manejo integrado do fogo no PARNA da Serra da Canastra, MG. Autores: Daphnne Chelles Marins, Ricardo da Silva Gomes e Sávio Freire Bruno. / título do trabalho: Os incêndios florestais na área rural da RJ 130 de 2014 a 2017.
Autores: Alexandre Diniz Breder, Amanda Almeida Fernandes Lobosco e Humberto Rodrigues Delegave Moura.

11:45 – 12:45 / Título da palestra: O serviço de perícia nos incêndios florestais no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro - CBMERJ;
Palestrante: Tenente-Coronel bombeiro-militar Marco Albino Lourenço Pereira, Subdiretor do Departamento Geral de Defesa Civil - DGDEC do Estado do Rio de Janeiro.

12:45 – 13:45 / (1 hora) Almoço;

13:45 – 14:45 / Título da palestra: As novas técnicas e equipamentos para a prevenção e combate aos incêndios florestais;
Palestrante: Eng. Cândido Martins Simões Coelho, Gerente Nacional de Vendas da empresa Guarany Indústria e Comércio LTDA.

14:45 – 15:45 / Título da palestra: Equipamentos e inovações tecnológicas frente aos incêndios florestais;
Palestrante: Sr. Paulo Malizia, Assessor Técnico da Cristanini do Brasil.

15:45 – 16:00 / Intervalo e apresentação de pôsteres (no hall do local do evento) / título do trabalho: Métodos para prevenção, detecção, comunicação e combate a incêndios em unidades de conservação.
Autores: Fábio Souto Almeida e Sady Júnior Martins da Costa de Menezes.

16:00 – 17:00 / Título da palestra: Avaliação das ações preventivas de incêndio no município de Teresópolis e a sua aplicabilidade em outras áreas;
Palestrante: Capitão bombeiro-militar Ian Manso da Silva - 16º Grupamento de Bombeiros Militar – Teresópolis, ambos do CBMERJ.

** Os temas e horários das palestras poderão sofrer alterações.

DIA 08 DE JUNHO DE 2018 / TEMAS VOLTADOS PARA A RESPOSTA E RECUPERAÇÃO

---

08:15 – 09:15 / Mostra tecnológica: (ocorrerá no estacionamento do LNCC) Demonstração de equipamentos para o combate aos incêndios florestais (motobombas e outros).
Apresentador(es): Sr. Jailson Damasceno de Araújo, Sr. Eloi Ferreira e Sr. Jose Geraldo Francisco Cardoso, representantes comerciais da empresa DF EQUIPAMENTOS.

09:15 – 09:30 / Intervalo e apresentação de pôsteres (no hall do local do evento) - título do trabalho: O emprego de aeronaves remotamente pilotadas (RPAS) em ações relacionadas aos incêndios florestais.
Autor: Clayson Marlei Figueiredo.

09:30 – 10:30 / Título da palestra: A gestão de incêndios florestais no Estado do Mato Grosso.
Palestrantes: Coronel bombeiro-militar Paulo André da Silva Barroso, Comandante do Batalhão de Emergências Ambientais, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso - CBMMT.

10:30 – 11:30 / Título da palestra: a operação de combate ao incêndio florestal com o uso de aeronaves de asas rotativas e suas limitações.
Palestrante: Capitão bombeiro-militar Alan da costa Tavares, do Grupamento de Operações Aéreas do CBMERJ.

11:30 – 11:45 / Intervalo e apresentação de pôsteres (no hall do local do evento) - título do trabalho: Gestão de incêndios florestais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso. Autores: Marcos Aurélio Aires da Silva e Paulo André da Silva Barroso. / título do trabalho: Possíveis fontes de ignição de incêndio florestal. Autores: Hernani Aguiar e Alexandre Takio Kitagawa.

11:45 – 12:45 / Título da palestra: O uso do "fogo contrafogo - um caso prático".
Palestrante ***INTERNACIONAL***: Eng. Nuno Osório, Comandante dos Bombeiros Municipais de Figueira da Foz, Coimbra, Portugal.

12:45 – 13:45 / (1 hora) Almoço;

13:45 – 14:45 / Título da palestra: A modelagem do comportamento do fogo.
Palestrante: Dr. Benjamin Leonardo Alves White, Universidade Federal de Sergipe - UFS.

14:45 – 15:45 / Título da palestra: Metodologia para quantificação de prejuízos econômicos decorrentes de incêndios florestais em Unidades de Conservação.
Palestrante: Dra. Elaine Cristina Gomes da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.

15:45 – 16:00 / Intervalo e apresentação de pôsteres (no hall do local do evento) - título do trabalho: Tempo de percurso para atendimento a incêndio florestal no parque natural municipal da taquara.
Autores: Hernani Aguiar e Alexandre Takio Kitagawa.

16:00 – 17:00 / Título da palestra: O incêndio florestal de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, em Portugal.
Palestrante ***INTERNACIONAL***: Eng. Nuno Osório, Comandante dos Bombeiros Municipais de Figueira da Foz, Coimbra, Portugal.

17:00 – 17:10 / Encerramento, foto oficial e entrega dos certificados.

** Os temas e horários das palestras poderão sofrer alterações.